Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Daniel orava e Deus o ajudou

  

Daniel orava e Deus o ajudou
(Daniel 1.1-7, 15, 17, 19; 6.1-28)

Introdução
Você já precisou mudar de casa e foi morar bem longe, sem poder ver seus pais?
É tão bom estar em casa, comer a comida gostosa da mamãe e receber o carinho dos pais. Não é verdade?
Certa vez, o povo de Deus foi derrotado pela Babilônia, e alguns jovens foram levados presos para trabalhar no palácio daquele país.Daniel e seus amigos foram para bem longe de seus pais e familiares.
Hoje, vamos saber o que aconteceu com eles naquela terra tão distante.
1-       Daniel agradava a Deus.
Onde mesmo Daniel foi morar? ( dirigente dê oportunidade para que as crianças respondam)
No palácio do rei Nabucodonozor, na Babilônia. Daniel e seus três amigos, além de outros rapazes, tiveram que estudar a língua e a cultura dos babilônios, para servir ao rei.
Quando criança, Daniel aprendeu a amar e obedecer ao Deus criador dos céus e da terra.Ele foi ensinado a orar e, quando estava longe de casa, no país em que as pessoas não acreditavam em Deus e adoravam ídolos, nunca se esqueceu daquilo que aprendeu quando era menino. Daniel orava sempre pedindo sabedoria e, quando terminou o curso, ele seus três amigos foram escolhidos os melhores e mais inteligentes de todos.
Daniel fazia as coisas certas e, quando recebia algum elogio, sempre dizia que era Deus que o ajudava.
Certa noite, o rei Nabucodonozor teve um sonho que o deixou muito preocupado. Então chamou os sábios e ordenou que dissessem o que ele sonhou e qual era o significado, mas ninguém conseguiu. O rei ficou muito nervoso e mandou matar todos os sábios.Eles pediram ajuda a Daniel e seus amigos; Daniel foi até o rei e pediu um tempo para revelar o sonho e o significado. Daniel e seus amigos oraram e Deus respondeu. Daniel pediu para ir a presença do rei e, chegando lá, disse que só o Deus verdadeiro poderia dizer o sonho e seu significado. Assim Daniel falou o sonho e a interpretação ( o que significava) e todos foram salvos da morte.

2-       Daniel era fiel a Deus.
Após algum tempo, a Babilônia entrou em guerra e foi derrotada por outro país. Dario, o rei desse país, passou a governar. Ele nomeou Daniel e mais outros dois homens para serem ministros no seu reino. Daniel trabalhava melhor do que os outros, por isso o rei resolveu colocá-lo como chefe de todos. Isso fez com que aqueles homens ficassem com inveja de Daniel e se tornassem seus inimigos. Eles queriam encontrar alguma coisa errada no trabalho de Daniel para prejudicá-lo. Mas como esses homens podiam prejudicar Daniel, se ele era honesto e fazia tudo direitinho? ( Deixe as crianças comentarem)
Eles perceberam que não havia nada para acusar Daniel em seu trabalho, mas sabia que ele era fiel a seu Deus e orava ao Senhor três vezes ao dia. O povo daquele pai adorava a outros deuses e até ao próprio rei. Então os inimigos de Daniel bolaram um plano para pegá-lo e foram falar com o rei:
- Nós tivemos uma idéia, rei. Faça uma lei dizendo que durante 30 dias ( um mês) será proibido orar a quem quer que seja, a nenhum Deus, a não ser para sua majestade.
O rei Dario achou que a nova lei era boa. Quem não orasse ao rei por 30 dias  e pedisse a outra pessoa ou a algum deus, seria jogado na cova dos leões.( um buraco cheio de leões com muita fome)

3-       Daniel confiava em Deus.
Sabem o que Daniel fez quando leu a nova lei? (dirigente deixe as crianças falarem, depois peça alguém que leia Daniel 6.10) Daniel continuou orando três vezes ao dia e não fez  isso às escondidas, mas orava com a janela aberta.
Os inimigos de Daniel estavam de olho nele. E quando viram Daniel orando, foram correndo contar ao rei Dario.
O rei ficou muito triste, pois gostava de Daniel. Ele passou o dia todo tentando arrumar um jeito de livrar Daniel da cova dos leões, mas não conseguiu.
Quando jogaram Daniel na cova dos leões, o rei Dario disse:
-que o seu Deus,a quem você serve com tanta dedicação, o livre.
Durante toda aquela noite o rei não conseguiu comer nem dormir.
Bem cedinho, ele foi correndo à cova dos leões. Chegando lá, chamou com voz triste:
-Daniel, servo do Deus vivo, o seu Deus, a quem você serve, pôde livrá-lo dos leões?
Que surpresa maravilhosa Dario teve, quando lá dentro da cova ouviu Daniel dizer:
- Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, pois eu sou inocente.
O rei mandou tirar imediatamente Daniel de lá, e nem um arranhão foi encontrado nele ou em sua roupa, porque Daniel confiou em Deus.
Sabem o que aconteceu com os inimigos de Daniel? O rei mandou que eles fossem jogados na cova dos leões, e fez outra lei ordenando que todas as pessoas de seu reino deveria respeitar e honrar o Deus de Daniel.

CONCLUSÃO

Aprendemos com Daniel que temos de orar, falar com Deus, todos os dias e confiar que Ele ouve e responde às  nossas orações. Quando lemos a Bíblia e oramos, vamos aprendendo como Deus é  e que suas respostas são sempre para o nosso crescimento espiritual.
Há três maneiras de Deus responder as nossas orações. Vocês sabem quais são?
Ele responde SIM, NÃO e ESPERE. Seja qual for a resposta de Deus, podemos confiar que Ele faz o melhor para cada um de nós.Vamos fazer um momento de oração.

Professor pergunte as crianças se elas têm pedidos de oração. Faça um círculo e ore junto com elas.


Veja atividades sobre Daniel clicando aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...