Pesquisar este blog

Seguidores

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Planejamento: O fruto do Espírito na vida cristã /parte 1




Planejamento:
O fruto do Espírito na vida cristã/ parte 1
Tema: O amor
Base bíblica: 1SAMUEL 16.12-13; 17.1-58; 18.1-16; 19.1-10; 20.41-43; Gálatas 5.22-23
Objetivo: As crianças sentirão o dever de amar todas as pessoas.
Versículo para memorização: 1 João 4.11
“ Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então devemos amar uns aos outros”.

Mensagem: 
Amar as pessoas

Introdução
Você tem um grande amigo?(dirigente, deixe que as crianças respondam).O que vocês fazem juntos? (aguarde participação). Com o nosso melhor amigo gostamos de passear, de jogar, de conversar. Você pode dizer que ama de verdade o seu amigo?(deixe que as crianças participem). Há alguma pessoa que você não gosta e acha que é sua inimiga? Você sabe que Deus quer que você ame todas as pessoas, até mesmo o seu inimigo, pois ele também é seu próximo. O Espírito Santo pode ajudar você a amar todas as pessoas.
No culto de hoje, veremos a história de dois jovens que tinham muitos motivos para ser inimigos, mas se tornaram grandes amigos.

1-       Davi era odiado por Saul
Davi era um pastor de ovelhas. Ele foi escolhido por Deus e ungido pelo sacerdote Samuel para ser rei, depois que Saul morresse. O rei Saul desobedeceu à lei de Deus várias vezes, por isso perdeu o direito de ter seu filho Jônatas como rei.
Davi foi aquele rapaz que lutou contra o gigante Golias. Ele confiou em Deus, por isso foi vitorioso, e Golias morreu.
Depois de enfrentar o gigante, Davi foi levado ao palácio para falar com o rei, e lá conheceu o príncipe Jônatas. A partir daquele dia, os dois se tornaram grandes amigos.
Davi teve muito sucesso em todos os lugares aonde Saul o enviava, por isso o rei o promoveu a comandante do exército.
O povo de Israel gostava muito de Davi. As mulheres cantavam bem alegres: “O rei Saul matou mil; Davi matou dez mil!”. Você pode imaginar o que aconteceu? (aguarde a participação das crianças). Saul não gostou disso, ficou muito zangado e disse: Agora, só falta Davi ser rei em meu lugar.Ele ficou com muita inveja de Davi e queria matá-lo.
Certa vez, enquanto Saul ouvia Davi tocar harpa, pensou: vou matá-lo espetando-o na parede. E atirou a lança contra Davi (figura 8m16). Davi foi muito esperto e desviou-se dela.
Tudo que Davi fazia dava certo, porque Deus estava com ele. Saul, vendo o sucesso de Davi, ficou cada dia com mais ódio dele.
O rei Saul contou a seu filho Jônatas e a todos os seus oficiais que planejava matar Davi. Saul odiava Davi.E o príncipe Jônatas, será que odiava Davi como seu pai?

2-       Davi era amado por Jônatas
Jônatas gostava muito de Davi e foi logo procurá-lo (figura 8m17), dizendo: “Meu pai está planejando matar você. Amanhã cedo, tenha cuidado. Esconda-se em algum lugar secreto e fique lá” (1SAMUEL 19.2).
Jônatas era mesmo amigão de Davi!
Jônatas pediu que seu pai não fizesse nada de mal a Davi.Saul concordou, mas pouco tempo depois voltou atrás e tentou mais uma vez matá-lo com a sua lança. Davi estava realmente correndo risco de vida e teve que fugir.
Jônatas foi mais vez falar com seu pai que Davi não era inimigo, mas o rei ficou tão furioso que tentou matar o próprio filho. Que coragem de Jônatas! Que bonita amizade entre Davi e Jônatas.
Que pena! Davi teria que fugir do palácio, e os amigos teriam que se separar. Davi e Jônatas se despediram, se abraçaram e choraram muito. Jônatas disse: “Deus esteja com você! O Senhor fará com que você, e eu, e os seus descendentes, e os meus cumpramos sempre a promessa sagrada que nós fizemos um ao outro” (1 SAMUEL 20.42 NTLH).
Davi e Jônatas eram tão amigos e gostavam tanto um do outro que fizeram uma promessa, ou um acordo, de um cuidar da família do outro, caso um deles morresse. Já pensaram? Mesmo sabendo que Saul queria matá-lo, Davi não odiava, e por causa da amizade com Jônatas prometeu sempre cuidar da família dele. Jônatas, também, mesmo sabendo que Davi seria o rei em seu lugar, prometeu cuidar da família de Davi. Depois da despedida, Davi partiu, e Jônatas voltou para cidade. Mas será mesmo que um vai cuidar da família do outro? Não percam as próximas mensagens.

Conclusão
Nós podemos aprender muito com a amizade de Davi e Jônatas, que se amavam e ajudavam um ao outro. Hoje em dia é tão diferente! Lemos nos jornais, vemos na televisão que as pessoas, por causa de qualquer desentendimento, querem matar ou fazer mal à outra. A briga acaba envolvendo as próprias famílias. Isso está errado, Deus deseja que amemos uns aos outros.
E você, ama os colegas da escola, seus vizinhos ou meninos da igreja?(deixe que as crianças compartilhem). É fácil ser amigo daqueles que nos amam, não é verdade? E quando alguém bate, xinga ou fala mal de você, pega as suas coisas, o que você faz? Não podemos retribuir o mal com o mal. Devemos amar e orar por todas as pessoas. Nesta semana, vamos mostrar que amamos aqueles que estão perto de nós.( Dirigente, peça que as crianças dêem exemplos práticos de como fazer isso)


Veja o versículo ilustrado Aqui!

http://georgialopes-b.blogspot.com/2011/07/versiculo-1joao-

411.html



Veja atividades aqui!


http://georgialopes-b.blogspot.com/2011/07/atividades-sobre-

o-fruto-do-espirito.html 


Ouvir a música: O fruto do Espírito

http://georgialopes-b.blogspot.com/2011/07/musica-espirito-

santo.html 



atividades sobre Davi e Jônatas

http://georgialopes-b.blogspot.com/2011/07/atividades-sobre-

davi-e-jonatas.html 









Planejamento:
 O fruto do Espírito na vida cristã/ parte 1
Tema: Domínio próprio
Base bíblica: Provérbios 16.32; 1SAMUEL 23.14-18; cap. 24 e 26; Gálatas 5.22-23
Objetivo: As crianças entenderão a importância do domínio próprio para agradar a Deus.
Versículo para memorização: Provérbios 16.32a
“ Vale mais ter paciência do que ser valente.”

Mensagem:

Introdução
Quem era Davi e Jônatas? Por que o rei Saul estava tão bravo com Davi? ( dirigente , deixe que as crianças respondam e aproveite para recapitular o culto passado.
Depois que Davi matou o gigante Golias, o rei Saul deu-lhe um cargo importante em seu exército. Como Davi se saía bem aonde o rei lhe enviava, foi promovido a comandante do exército. As pessoas de Israel gostavam muito de Davi e o elogiavam. Por causa disso, Saul ficou com inveja dele, tornou-se seu grande inimigo e queria matá-lo. E agora, que será que vai acontecer com Davi?
1-      Encorajado por Jônatas
Davi precisou fugir e ficar longe de seu amigo Jônatas, e se escondeu no deserto.
Certo dia, Jônatas foi encontrar-se com Davi e lhe deu coragem para confiar na  proteção de Deus. Jônatas disse: Não tenha medo. Saul, o meu pai, não conseguirá causar-lhe nenhum mal. Você será o rei de Israel, e eu ocuparei o segundo lugar no seu governo. E o meu pai sabe muito bem disso. E ali, na presença de Deus, Davi e Jônatas relembraram a promessa de amizade que haviam feito. Vocês se lembram qual era? (deixe que as crianças respondam caso não se recorde você pode ajudar) Um iria sempre cuidar da família do outro.
Jônatas voltou para casa, e Davi com alguns amigos continuaram escondidos no deserto.

2-      Perseguido por Saul
Algumas pessoas foram até o rei Saul e disseram: Davi está escondido na nossa terra. Nós sabemos que o senhor quer muito prendê-lo. Venha com a gente que nós lhe entregaremos Davi. Saul ficou contente com a informação e pediu que fossem saber direitinho onde Davi estava para pegá-lo. Davi descobriu e fugiu para outro lugar. Saul não desistiu e continuou à sua procura. Saul e os seus soldados cercaram Davi e  seus amigos, e não havia como eles escaparem. E agora será que Saul vai matá-lo? (deixe que as crianças participem). Ah! Vocês nem imaginam o que aconteceu! Chegou um mensageiro no acampamento de Saul e lhe disse: Volte imediatamente! Os filisteus estão invadindo o país!
Saul, então, parou de perseguir Davi e foi lutar contra os filisteus.
Ufa! Davi pode respirar mais aliviado! Mas não por muito tempo, pois quando Saul voltou daquela luta, continuou a persegui-lo. Dessa vez, escolheu 3 mil dos melhores soldados de Israel para pegar Davi e seus amigos. E agora? A perseguição era grande e Davi estava em apuros!
3-      Não se vinga na caverna
Enquanto perseguia Davi, Saul sentiu vontade de ir ao banheiro. Como não havia banheiro naquela época, Saul entrou sozinho numa caverna (figura 8m18). Era justamente a caverna onde  Davi e seus amigos estavam escondidos.
Eles lhe disseram: Esta é a sua oportunidade! O Senhor Deus disse que lhe entregaria o seu inimigo e que você poderia fazer com ele o que quisesse.
Essa era a grande chance de Davi matar o seu inimigo. Finalmente Saul estava em suas mãos. Davi se arrastou de mansinho até onde estava Saul e... O que você pensa que Davi vai
 Fazer? (aguarde os comentários)
Davi cortou um pedaço da capa de Saul, sem que ele percebesse. Viram crianças,  Davi não fez o que seus amigos disseram – não se vingou de Saul. Ele teve domínio próprio. Que exemplo para nós!
Quando Saul saiu da caverna, Davi foi até a entrada e gritou: Rei Saul! Veja o pedaço de sua capa que está na minha mão! Eu cortei o pano, mas não matei o Senhor. Isso prova que eu não penso em lhe fazer nenhum mal. Eu sabia muito bem que o senhor está procurando me matar, mas mesmo assim eu não o matei!
Saul percebeu que estava errado e até chorou. Ele prometeu que não faria mais nenhum mal a Davi. Será que ele realmente não vai mais perseguir Davi?

4-       Não se vinga no acampamento
Pouco tempo depois do que havia prometido e voltou a perseguir  Davi, que estava no deserto. Davi descobriu que Saul e seus soldados estavam acampados bem perto do lugar onde ele estava.
Será que Davi vai fugir dali? (deixe que as crianças dêem opiniões)
Ele não fugiu. De noite, Davi foi com um amigo até o acampamento de Saul. O rei e os seus soldados estavam dormindo. Bem pertinho da cabeça de Saul estava a sua lança e um jarro com água (figura 8m19)
Então o amigo de Davi disse: Esta noite Deus colocou o seu inimigo em suas mãos.Agora deixe que eu mate Saul com sua própria lança.
Vejam só! Davi teve mais uma chance de se vingar de Saul. Mas ele não concordou. Apesar de Saul ser seu inimigo, Davi não queria fazer-lhe nenhum mal. Que domínio próprio!
Davi pegou a lança, o jarro com água e saiu do acampamento sem que ninguém acordasse, pois o Senhor havia feito com que eles caíssem num sono profundo.
Quando Davi estava bem longe, gritou para os soldados de Saul: Escutem! Onde está a lança do rei? Onde está o jarro de água que estava ao lado da cabeça dele?
Saul percebeu que Davi esteve no acampamento e mais uma vez não o matou.

Conclusão

Davi, por duas vezes, poderia ter se vingado e matado seu grande inimigo. Ele não fez isso, porque amava a Deus e queria obedecer aos seus mandamentos.
E você, quando um colega fala mal, quer bater ou brigar, o que você faz?(deixe que as crianças participem). Devemos controlar a vontade de nos vingar das pessoas. Quando controlamos nossa raiva, a vontade de xingar, de falar palavrão, de brigar com os colegas ou fazer qualquer outra coisa errada, mostramos ter domínio próprio. Somente com a ajuda de Deus, podemos ter domínio próprio!







Planejamento:
 O fruto do Espírito na vida cristã/ parte 1
Tema: Fidelidade
Base bíblica: 1SAMUEL 20.42; 31.1-5; 2SAMUEL 1. 1-12; 4.4; 9.1-13; Salmo 119.30; Gálatas 5.22-23
Objetivo: As crianças sentirão desejo de ser fiéis a Deus e às pessoas.
Versículo para memorização: Salmos 119.30
“ Eu escolhi o caminho da fidelidade e tenho dado atenção às tuas ordens.”


Mensagem
A fidelidade de Davi
Introdução
Você já prometeu fazer ou dar alguma coisa ao seu pai, à sua mãe ou a um amigo?(dirigente aguarde participação) Davi e Jônatas eram amigos bem chegados e fizeram um acordo (promessa). Vocês se lembram qual foi? (deixe que as crianças respondam) Eles prometeram que um ia cuidar da família do outro. Mas será que foram fiéis e cumpriram a promessa, o acordo? (dirigente, crie suspense)

1-      Saul e Jônatas morrem
Mais uma vez, os filisteus lutaram contra os israelitas. Muitos israelitas foram mortos e os outros fugiram com medo. Sabem quem morreu nessa guerra? (aguarde as respostas das crianças) Jônatas e mais dois de seus irmãos morreram. Como a luta era intensa em volta do rei Saul, ele ficou com muito medo de ser atingido pelas flechas inimigas e disse ao rapaz que carregava as suas armas: - Tire a sua espada e me mate para que esses filisteus pagãos não caçoem de mim e me matem. Mas o rapaz estava muito apavorado e não quis fazer isso. “Então Saul pegou sua própria espada e se jogou sobre ela.” (1SAMUEL 31.4)
Quando isso aconteceu, Mefibosete, filho de Jônatas, tinha 5 anos. Ao chegar a notícia da morte de Saul e de Jônatas, a mulher que cuidava de Mefibosete o pegou no colo e fugiu correndo. Sabem por que ela fugiu com tanta pressa? (deixe que as crianças se manifestem). Porque, naquela época, quando um rei morria numa guerra, seus inimigos vinham para matar todos os seus parentes. A mulher ficou com medo de o inimigo matar todas as pessoas da família do rei, por isso saiu correndo e acabou deixando o menino cair. Ele machucou muito os pés e ficou aleijado. Mefibosete não podia mais andar. Que coisa triste!
Ao saber da morte de seu grande amigo e rei Saul, Davi rasgou as suas roupas em sinal de tristeza, e todos os seus soldados fizeram o mesmo. Eles choraram muito. Davi realmente amava Jônatas e até o seu grande inimigo Saul, que tantas vezes quis matá-lo.
Assim como Deus havia escolhido, Davi foi rei no lugar de Saul. Ele foi um bom rei, teve várias vitórias, porque era obediente a Deus.

2-      Davi cumpre a sua promessa
Depois de muitos anos, Davi se lembrou do acordo que havia feito com seu grande amigo Jônatas e disse: Será que alguma pessoa da família de Saul ainda está viva? Se estiver, eu quero fazer alguma coisa boa para essa pessoa por causa de Jônatas.
Ninguém sabia responder a pergunta de Davi até que chamaram Ziba, que foi empregado da família de Saul. Ele contou ao rei Davi que havia um filho de Jônatas, chamado Mefibosete, que era aleijado dos pés. Na mesma hora Davi mandou buscá-lo.
Quando Mefibosete chegou na presença do rei, ajoelhou-se e encostou o rosto no chão, em sinal de respeito.
E agora, o que será Davi vai fazer? (aguarde participação) Davi falou para Mefibosete: Não fique com medo! Eu serei bondoso com você por causa da minha amizade com Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você  comerá sempre à minha mesa.
Davi mandou que Ziba, seus filhos e os empregados dele cuidassem da terra para a família de Mefibosete.
Eles deveriam colher os alimentos para que tivessem comida, mas Mefibosete comeria sempre no palácio na mesa com o rei Davi. (colocar a figura 8m20)

Conclusão

Davi foi fiel ao seu amigo Jônatas e cumpriu a promessa que havia feito, cuidando de forma especial de Mefibosete, filho de Jônatas, e de toda a sua família.
E você, cumpre o que promete a seu pai, à sua mãe, a seus amigos, a seu professor? (deixe que as crianças compartilhem sobre coisa que já prometeram fazer, e se cumpriram ou não)
Quando você promete alguma, coisa deve cumprir! E assim estará demonstrando parte do fruto do Espírito, que é a fidelidade. Mas isso não vale só para as pessoas, devemos ser fiéis principalmente a Deus, obedecendo sempre à Sua Palavra.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...