Planejamento:
O fruto do Espírito na vida cristã
Parte 2
Neemias sente alegria
Introdução:
Você já teve de fazer alguma coisa difícil e alguém falou que você não iria consegui? Como você se sentiu?
As vezes ficamos tristes e desanimados quando as pessoas dizem que não vamos consegui fazer as coisas. Pensamos até em desistir, não é verdade?
Na história de hoje, vamos conhecer um homem que precisou fazer uma tarefa muito difícil, e algumas pessoas quiseram desanimá-lo e até atrapalhar o trabalho. Será que ele vai desistir? O que vai acontecer?
1- Neemias recebe notícias de Jerusalém
Muito tempo atrás, os israelitas, que eram o povo de Deus, foram derrotados pelos babilônios, e Jerusalém, a capital de Judá, ficou destruída e abandonada.(dirigente, mostre no mapa) muitos israelitas foram levados embora de seu país como prisioneiros. Neemias era um deles, e teve que ir para a Pérsia (mostre no mapa) trabalhar como o copeiro do rei. Sabem o que um copeiro fazia? (aguarde participação) Ele tinha que experimentar a bebida que o rei ia tomar e servi-lo. Era um trabalho muito importante e de muita confiança, pois, se o rei bebesse algo envenenado, poderia morrer.
Passaram-se anos, e o rei da Pérsia permitiu que alguns israelitas voltassem a morar em seu país.
Certa vez, Neemias recebeu a visita do seu irmão e de outras pessoas do povo de Deus que moravam em Jerusalém. Ele pediu notícias de como estava a cidade e seu povo. As notícias não eram nada boas. Eles disseram que as pessoas estavam em grandes dificuldades. Contaram que os estrangeiros, que moravam ali por perto, os desprezavam. Disseram também que o muro da cidade estava caído e que os portões, que foram queimados, ainda não haviam sido concertados.
Neemias ficou tão triste, mas tão triste que até chorou por alguns dias e não conseguiu comer. Ele orou e teve uma idéia: Pedir ao rei para ir até Jerusalém e ajudar o seu povo. Mas será que o rei vai deixar neemias ir a Jerusalém?
Um dia, quando Neemias foi servir ao rei, ele lhe perguntou: Por que você está triste, Neemias?
Ele respondeu: Como posso ficar alegre, se a cidade da minha família está em ruínas, e os seus portões estão queimados?
O rei perguntou o que Neemias queria e ele respondeu que queria voltar a Jerusalém e reconstruir os muros que estavam caídos. O rei deixou Neemias voltar a Jerusalém e até enviou uma carta para Asafe, o guarda florestal do rei, mandando que desse toda madeira necessária para reforma. Que coisa boa!
2- Neemias chega em Jerusalém
Não foi fácil para Neemias chegar em Jerusalém e ver tudo destruído, mas ele não ficou chorando.Deus lhe deu alegria e paz para fazer o trabalho; e com outros homens começou a concertar os muros da cidade.Logo apareceram inimigos querendo atrapalhar. Eles riam e caçoavam dos trabalhadores. Neemias e as outras pessoas não desanimaram, mas foram em frente e continuaram o trabalho. Os inimigos de Neemias também não desistiram, e um deles disse: Será que eles pensam que vão acabar o trabalho em um dia? Será que dos montões de entulho e das pedras que foram queimadas eles podem tirar pedras para construção?
Neemias orava, e Deus lhe dava alegria e paz, assim ele animava os seus companheiros. A cada dia o muro ia sendo concertado.
Os inimigos queria atacar Jerusalém. Neemias orou e colocou homens para vigiar a cidade de dia e noite. Metade dos homens trabalhava e os outros ficavam de guarda, para proteger a cidade. Eles andavam armados com espadas, lanças e arcos.
Mesmo diante de toda aquela dificuldade, Deus dava alegria e paz para Neemias continuar o trabalho.
3- Neemias termina o trabalho
Eles trabalharam bastante, e depois de 52 dias os muros estavam concertados! Puxa, não havia sido fácil, mas Deus estava com eles para animá-los naquela tarefa. O povo de Deus, que estava morando em Judá, foi a Jerusalém, reuniu-se na praça da cidade e pediu que Esdras, o sacerdote, lesse o Livro da Lei. Ele leu e as pessoas ficaram emocionadas que começaram a chorar.Neemias, Esdras e os levitas, que explicavam a lei, disseram: “este dia é sagrado para o Senhor, nosso Deus, e por isso vocês não devem se lamentar nem chorar.Vão agora para casa e façam uma festa...não fiquem tristes. A alegria que o Senhor dá fará que vocês fiquem fortes.”
Então todos foram para casa, comeram e beberam alegremente.
No dia seguinte, eles organizaram uma festa que durou 7 dias. Como Neemias e todo povo estavam alegres!
Conclusão
Assim como Neemias e todo aquele povo se alegrou e sentiu paz, Jesus nos promete dar alegria e paz que são partes do fruto do Espírito ( colocar os nomes alegria e paz na árvore). Por isso, mesmo diante de problemas ou dificuldades, por exemplo quando você fica doente ou alguém de sua família fica doente, quando os pais brigam ou se separam ou ficam desempregados, quando algum amiguinho quer lhe desanimar ou fica rindo de você, como aconteceu com Neemias, você deve orar. Peça ajuda de Deus e creia que Deus está bem pertinho de você para lhe animar e ajudar, dando-lhe p[az e alegria, em todos os momentos da sua vida.
Pessoas que demonstram longanimidade e mansidão
Introdução
O que Artur, o menino da história que foi contada no começo do culto, mais gostava de fazer era andar de bicicleta. E você do que mais gosta?(deixe que as crianças comentem) É muito difícil! Como Artur devemos demonstrar paciência e calma.
No culto de hoje, aprenderemos sobre dois homens da Bíblia, um que demonstrou muita paciência ou longanimidade, e outro, mansidão.
1- Jó demonstrou longanimidade (paciência)
Jó era bom e honesto. Ele amava a Deus e procurava não fazer nada de errado. Ele tinha dez filhos; era dono de muitos animais; tinha um grande número de escravos. Jó era o homem mais rico de todo Oriente. Um dia, tudo mudou na vida dele. Que será que aconteceu? (crie suspense) Jó estava em sua casa quando chegou um empregado e disse: nós estávamos trabalhando, os inimigos nos atacaram e levaram os jumentos e os bois. Eles mataram os empregados e só eu consegui escapar para trazer a notícia.
Ele ainda estava falando quando chegou outro empregado: Raios caíram do céu e mataram todas as ovelhas e os pastores. Só eu consegui escapar para trazer a notícia.
O segundo empregado ainda não havia acabado de falar e chegou o terceiro empregado, dizendo: três grupos do povo caldeu nos atacaram, levaram os camelos e mataram os empregados. Só eu consegui escapar para trazer a notícia.
E a coisa não parou por aí...Mais um trabalhador chegou dizendo: os seus filhos e suas filhas estavam num banquete e um vento muito forte veio sobre a casa, ela caiu e todos morreram. Só eu consegui escapar para trazer a notícia.
Ah, essa não, até os filhos de Jó morreram! Quantas coisas ruins aconteceram na vida de Jó, e tudo no mesmo dia! Foi horrível perder tudo que possuía! Vocês não acham?
Naquele tempo, era costume rasgar as roupas e raspar a cabeça em sinal de grande tristeza; e Jó fez isso.Mas ele não ficou reclamando, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou ao Senhor. E ele disse: O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o Seu nome!
Logo depois, Jó ficou muito doente, e sua esposa lhe disse: você está sendo muito paciente. Amaldiçoe a Deus e morra!
Será que Jó vai falar mal do Senhor? Não! Ele disse: Você está ficando louca! Se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também os problemas?
Que resposta Jó deu a sua esposa! Mesmo com tudo o que aconteceu, Jó não disse nada contra Deus.
Alguns amigos de Jó foram visitá-lo. Sabem, os amigos choraram, e de tanta tristeza também rasgaram suas roupas e jogaram terra na cabeça. Eles ficaram uma semana sentados, só olhando para ele, sem dizer nada. Depois oas amigos de Jó disseram que ele devia ter pecado, para estar sofrendo tanto. Eles falaram muito, mas não o ajudaram em seus problemas.
Apesar de todo o seu sofrimento, de não entender por que sofria tanto, de tantas dúvidas, Jó continuou perseverante, ou seja, Jó demonstrou longanimidade (paciência).
Depois algo maravilhoso aconteceu! Deus falou com Jó sobre o seu poder na criação do mundo, Sua bondade e o poder contra o mal, mas não deu respostas para todas as suas perguntas.
Mesmo assim, Jô ficou muito feliz porque Deus falou com ele e compreedeu que deus não havia o abandonado!
Depois disso, deus deu a Jó o dobro de tudo o que havia perdido. Deus também deu outros dez filhos a Jó. Que grande recompensa pela sua paciência ou longanimidade.
2- Moisés demonstrou mansidão
Vocês se lembram de Moisés? (deixe as crianças falarem)
Moisés foi aquele bebê tirado da água pela filha do Faraó que o adotou e o criou no palácio como seu filho. Quando ele tinha 40 anos, fugiu do palácio e foi morar muito longe dali.
Aos 80 anos, deus o chamou para voltar ao Egito e ser o libertador dos israelitas, o Seu povo, que eram escravos lá.
Moisés foi falar com o Faraó várias vezes e até que, depois das 10 pragas, Faraó deixou o povo ir embora.Vocês se lembram do que aconteceu logo que saíram?
Deus abriu o mar Vermelho para eles passassem e os livrou dos inimigos.
Moisés levou o povo rumo a terra de Canaã. Quando passaram pelo deserto, os israelitas reclamaram contra Moisés., porque estavam com saudades das carnes, das cebolas e dos pepinos que comiam no Egito(figura 8m23).Moisés teve que ter muita calma e paciência com aquele povo. Ele orou e Deus mandou um bando de codornas, para que eles comessem, e o maná, que eram sementes para fazer pães.
Numa outra vez, o povo reclamou que estava com sede. Moisés orou, e Deus disse que deveria bater na rocha, para sair água. Moisés fez assim, e todos puderam beber água.
Puxa, não foi nada fácil para Moisés ser líder dos israelitas! Será que o povo havia se esquecido que foi escravo no Egito e que as coisas não eram boas lá?
Eles pecavam reclamando muito e fazendo coisas erradas.
Moisés teve muita calma com aquele povo reclamador e desobediente. Ele demonstrou mansidão (colocar o nome mansidão na árvore)
Conclusão
Você acha que Jó foi um homem paciente?(deixe que as crianças comentem e peça que uma criança leia Tiago 5.11)
A Palavra de Deus diz que sim- ele foi paciente em toda situação difícil que passou. Jó demonstrou que tinha longanimidade, a mesma coisa que paciência, uma parte do fruto do Espírito que nós também devemos ter.
E Moisés, você acha que foi manso? (deixe que as crianças comentem e peça a outra criança que leia Números 12.3)
Moisés era um homem manso. Ele teve calma para guiar aquele povo tão reclamador e rebelde pelo deserto, durante 40 anos. Ele demonstrou que tinha mansidão, uma parte do fruto do Espírito que nós também devemos ter.
Vamos ser pacientes como Jó, e mansos como Moisés!
Aprendendo sobre benignidade e bondade
Introdução
Você está crescendo na vida com Deus? (mostre a árvore no grande painel).
Assim como as árvores crescem, nós também devemos crescer na vida espiritual. Para isso você precisa nascer de novo, e todos os dias ler a Palavra de Deus, orar...
Depois que recebemos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, o Espírito Santo vem habitar em nossa vida, produzindo o seu fruto. Esse fruto é composto de nove qualidades. Hoje vamos aprender sobre a benignidade e a bondade (coloque na árvore as duas frutas), completando assim o fruto do Espírito Santo.
1- Jesus nos ensina sobre benignidade e bondade
Certa vez, Jesus 9figura 8m24a) ensinou sobre a importância de amar ao próximo(colocar a faixa). Para isso Ele contou a seguinte história:
Um judeu estava viajando de Jerusalém para Jericó (mostre no mapa). No caminho, alguns ladrões o assaltaram, roubaram suas roupas, bateram nele e foram embora, deixando-o quase morto.
Um sacerdote, que era semelhante ao pastor, passou por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem machucado, deveria ter lhe ajudado, mas atravessou para o outro lado da estrada e passou de longe.
Um levita, líder religioso que conhecia bem os mandamentos de Deus, passou por ali. Ele olhou o homem machucado e, em vez de socorrê-lo, também foi embora pelo outro lado da estrada.
Mas quando um samaritano (mostre no mapa a região de Samaria), inimigo dos judeus, passou por lá e viu o homem quase morto... Que será que o samaritano fez? (aguarde a participação das crianças) Ele sentiu muita pena do homem, chegou bem pertinho dele. (coloque o balão 8m24b na figura). No dia seguinte, deu duas moedas de prata ao dono da pensão e disse: Tome conta dele.Quando eu voltar, pagarei o que você gastar a mais com ele.
Depois de contar essa história, Jesus perguntou: Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?
O homem que estava ouvindo a história respondeu: Aquele que cuidou dele.
Jesus nos ensinou a importância de demonstrar amor, praticando benignidade e bondade a todas as pessoas que estão perto da gente, mesmo que essas pessoas não sejam nossas amigas.
2- Dorcas demonstra bondade
Depois que Jesus morreu e ressuscitou, os discípulos pregaram a Palavra de Deus às pessoas, e muitas se converteram. Uma das pessoas que se converteu foi Dorcas, mulher que morava na cidade de Jope. (mostre no mapa) Ela amava a Deus, gostava muito de fazer o bem às outras pessoas e dava dinheiro aos pobres.(figura 8m25) Dorcas fazia roupas e dava às pessoas que precisavam, especialmente às viúvas (mulheres cujos maridos já haviam morrido). Ela era muito querida naquela cidade! (colocar a faixa)
Certa vez, algo muito triste aconteceu com Dorcas. Que será? (deixe que as crianças participem) Dorcas ficou doente e morreu. Todos os seus amigos ficaram muito tristes e colocaram o corpo dela num quarto, no andar de cima da casa. Eles ficaram sabendo que Pedro estava em Lida( mostre no mapa), uma cidade bem pertinho de Jope.Então mandaram o seguinte recado para ele: Por favor, venha depressa até Jope!
Pedro se arrumou e foi depressa. Chegando lá, foi até o quarto onde estava o corpo de Dorcas e viu as viúvas chorando e mostrando as roupas e os vestidos que Dorcas havia feito. Ela era muito bondosa!
Então, Pedro mandou que todos saíssem do quarto, ajoelhou-se e orou ao Senhor. Sabem o que aconteceu com ela? ( aguarde resposta) Pedro mandou que Dorcas se levantasse. Pelo poder de Deus, ela voltou a viver e se levantou. Que maravilha!
Todos os seus amigos ficaram felizes e muitos da cidade creram em Jesus.
Conclusão
Com a história do bom samaritano aprendemos o que é benignidade. Você quer dizer o que significa? (aguarde respostas) Jesus nos ensinou por meio daquela história que benignidade é fazer o bem a todas as pessoas, independente se são nossos amigos, se gostam ou não gostam da gente, se vão ou não nos agradecer. É ser bondoso com todas as pessoas. Dorcas demonstrou isso fazendo roupas aos necessitados e dando dinheiro aos pobres.
E você, demonstra ter o fruto do Espírito, sendo benigno e bondoso? Faz o bem a todas as pessoas ou só aquelas que gostam de você? Ajuda as pessoas sem esperar nada em troca?
Vamos ser bondosos como Dorcas? Nós não sabemos costurar como ela, mas nem por isso vamos deixar de praticar a bondade. Podemos ajudar o próximo trazendo alimentos para montarmos uma cesta básica, podemos dar um brinquedo ou roupa a uma criança que não tem dinheiro para comprar, fazer uma visita a alguém que estar doente, ajudar um velhinho ou velhinha a atravessar a rua, etc
Não perca tempo, se nesta semana você estiver oportunidade de ser bondoso, faça isso. E assim viverá mais um fruto do Espírito.
0 comentários:
Postar um comentário